"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" disse JESUS......................."E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, disse JESUS

Eduardo Paes assina decreto colocando umbanda como patrimônio cultural do Rio

Decreto foi publicado pelo prefeito Eduardo Paes no Diário Oficial do município desta terça. Terreiro do Estácio é o primeiro a ser cadastrado

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou que a umbanda agora é patrimônio cultural imaterial da cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira.

O decreto também determina o cadastro de todos os terreiros — local de prática da da religião — da cidade. O primeiro a ser cadastrado foi a Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda, no Estácio. (Fonte: O Dia)

COMENTÁRIO:

O decreto não foi assinado antes por Paes das eleições possivelmente para não contrariar os integrantes de outras religiões.

Resta saber de os terreiros da religião umbandista que fizerem parte do patrimônio imaterial receberão verbas públicas.

Ressalta-se que o BNDES, apoia “o patrimônio cultural brasileiro, incluindo a preservação de monumentos históricos, acervos e do patrimônio imaterial, como as danças regionais que identificam as tradições da sociedade brasileira. São exemplos dessa atuação a revitalização do Paço do Frevo (PE) e a Casa do Choro (RJ)“.

Onde estão os líderes religiosos do Rio, aliados de primera hora de Eduardo Paes, para questioná-lo se haverá uso de verbas públicas nessa questão? Vão se esconder?

Ou a umbanda será tratada como religião ou como cultura. Não pode ser híbrida. Vamos monitorar isto.

Comente via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JESUS